Resenha: Sadie - Courtney Summers

Sadie promete ser um thriller eletrizante e te prender até a última página. Mas será que o livro consegue mesmo agradar os leitores do gênero? 



Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos.
A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista.
O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora.
Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.

Sadie abalou muito os leitores no primeiro semestre do ano. Muito se falava sobre o best seller de Courtney Summers. Deixando o hyper de lado, Sadie é um livro promissor com seus percalços, esses que não deixam com que o livro seja deixado de lado na lista de leituras. 

A obra é voraz, intenso e muito bem escrito. Parte desses méritos se devem ao estilo narrativo adotado pela autora, os capítulos em forma de podcast são impecáveis. Digo que esse lado leva o mérito porque, pelo outro lado, os capítulos narrados pela Sadie são preguiçosos e nada cativantes. 

Sadie não é uma boa protagonista, isso é um fato. Sua identidade não é difícil de esquecer. Vez ou outra a "forte" protagonista é ofuscada por um personagem secundário que surgiu. Sadie talvez seja a aposta da autora em segurar o mistério, ponto falho por parte de Summers. 


O livro tem mais pontos altos do que baixos, o enredo bem amarrado, embora previsível, e os personagens fazem com que a trama seja redonda e desça muito bem ao leitor jovem. Mas, se tratando de leitores assíduos do gênero, Sadie pode passar como mais um livro que tentou, tentou e tentou... mas não conseguiu. Os clichês do suspense não foram poupados, não é nada de novo na maior parte do tempo. 

Ao mesmo tempo, Sadie possui um encanto. A sinceridade nas palavras e o modo como a história é levada faz com que ela não seja passável, Sadie merece ser discutido e analisado em seus mínimos detalhes. É um livro que mereceu a atenção que levou. 

Autora: Courtney Summers
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Plataforma 21
Quantidade de páginas: 392
Tradutor: Regiane Winarski






20 comentários:

  1. Ótima resenha, tô louco pra ler esse livro! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Cleisson! Espero que você goste da leitura! (vá em frente hauhauhauah)

      Excluir
  2. Eu já ouvi tanto falar desse livro que agora to com medo! hahahaha

    Adorei a resenha, beijos <2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahuaahuh pode valer a pena! Eu dei 3 estrelas, você pode amar <3

      Obrigado, abraços!

      Excluir
  3. OI Vinícius
    Eu não sou fã do gênero, acho que só li um suspense em toda a vida, meu problema geralmente é com o ritmo lento, isso me mata. Mas em relação as surpresas, acho que se fosse eu lendo com certeza tudo seria novo pra mim já que não estou acostumada. Ao menos foi uma leitura boa, e deu pra terminar.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não leitora do gênero você pode ter impressão similar ao que todos tiveram com "garota exemplar", por exemplo. Sadie se equilibra entre Thriller e YA, o que causa essa bagunça de impressões.

      No geral, é sim um bom livro!

      Excluir
  4. Oi, Vinícius! Nunca ouvi falar no livro, e pela sinopse achei interessante. Devo dizer que minhas expectativas foram por água abaixo, porque imaginei que a Sadie seria mais uma personagem girl power e cheia de poder. Uma pena que a autora não soube desenvolver bem esse aspecto :(
    Mas, seria uma leitura que eu passaria facilmente, confesso. Além de não ser fã do gênero, já fiquei chateada com a autora haha (brincadeiras à parte!).
    Ótima resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, a autora acertou em expor a Sadie com gagueira e como a personagem agarra isso pra se fazer mais forte. Mas por outro lado suas motivações ficam ocultas (pelo mistério) e acabam não justificando suas razões. Somente no final que o leitor recebe uma tonelada de informações que fecham a história, daí vem o desenvolvimento arrastado.

      Obrigado pela visita! :D

      Excluir
  5. Eu estava empolgada para ler esse livro, até porque gosto muito de suspense. Mas depois da tua resenha já tô repensando se realmente quero, talvez mais a frente. Não sou muito fã de suspenses previsíveis.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente um fato que pesa muito na balança :/ Ainda que os pontos positivos sejam muito bons!

      Abraço!!!

      Excluir
  6. Oi, Vinicius!

    Lembro desse livro ter sido bem divulgado, mas realmente não vi muitas resenhas pela blogsfera comentando a respeito. Pelo que você comentou da protagonista, sua narrativa não ser cativante, não sei se eu simpatizaria muito também por sua história, mas num geral pelos aspectos que você apresentou a obra parece prender bastante a atenção!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi muita gente comentando pelo twitter! A falta de simpatia da protagonista torna o livro meio massante às vezes.

      Mas sim Carol, é daqueles livros que não dá pra largar hauahauh

      Abraço!!!

      Excluir
  7. Oie!
    Primeiramente, queria dizer que amei o seu blog! É muito lindo e você escreve super bem.
    Segundo, adorei a resenha. Não sou muito chegada em livros com essa temática, e acho que seria bom para ler rapidinho. Não sou expert no gênero.

    beijão

    L de Saturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, pelo que vi do seu blog, esse livro seria um ótimo primeiro contato com o gênero! Se pensar em ler um thriller... lembre-se de Sadie.

      Obrigado por me ler! É importante!!!

      Abraço <3

      Excluir
  8. Oi Vinicius,

    Eu não li esse livro, mas lembro de ver comentários tanto positivos quanto negativos da trama.
    Acho que é como você disse, vai agradar aqueles que não estão no gênero há muito tempo, mas para quem tem costume pode deixar a desejar.
    Dica anotada!
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. hey,

      Espero que você possa dar uma chance, me conta depois uhuahua

      To te seguindo em tudo, obrigado pela visita <3

      Excluir
  9. Oi Vinícius,
    Como adoro um bom mistério, já fiquei louca de curiosidade pra conhecer essa história.
    Uma pena pelos clichês, mas adorei a dica.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, eu costumo dizer que clichês nas bons de bons atores são ótimos! Arrisque!!!

      Obrigado pela visita! <3

      Excluir
  10. Ah, amo livros desse gênero.
    Achei engraçado o fato de a Sadie, justo a que dá nome ao livro, ser uma personagem esquecível. É bem comum secundários tomarem os holofotes para si.
    Mais um livro adicionado a minha enorme lista de leituras. ;D

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que eu pensei, Larissa!
      Os capítulos do podcast são maravilhosos, quando você ler vai entender hahauahha

      Abraço, obrigado pela visita :D

      Excluir